top of page

Papagaio Campeiro

Papagaio Campeiro

Amazona ochrocephala (Gmelin, 1788)



Descrição: Os papagaios campeiros são maioritariamente verdes brilhantes. Estes têm penas amarelas logo acima do bico que se prolonga até à coroa, por entre os olhos. Na prolongação até ao pescoço, há penas verdes com extremidades pretas. No início das suas asas e, quando abertas, no meio da envergadura ocorrem manchas de penas vermelhas. Nas asas também ocorre penas azuis-escuras. A sua cauda e pequena e quadrada, sendo um pouco mais clara que o corpo. O seu bico é claro, os olhos são laranjas e a orla à volta do olho é de pele nua branca. As suas patas são cinzentas. Não ocorre dimorfismo sexual. Os pássaros imaturos são mais opacos com menos amarelo e vermelho na cabeça e nas asas.


Hábitos: Os papagaios campeiros são encontrados em uma variedade de habitats, desde planícies húmidas a florestas tropicais. Estes são pássaros sociais, mas são sedentários e só se movem localmente de acordo com as mudanças na oferta de alimentos. Eles são voadores fortes e voam alto em voos de longa distância, têm batidas de asas rasas com pouco ou nenhum deslizamento. Os papagaios campeiros emitem uma variedade de gritos metálicos, assobios, guinchos repetidos e como outros papagaios, eles têm um repertório complexo e flexível, dando-lhes a capacidade de imitar a fala humana. Os papagaios campeiros são alimentadores oportunistas e se reúnem nas copas das árvores em grupos de cerca de dez para se alimentar. Eles comem sementes, nozes, frutas, bagas, flores e brotos de folhas e usam os pés para manipular estes alimentos e extrair grãos de nozes com o bico e a língua.


MAPA: Panamá, Brasil, Bolívia, Venezuela, Colômbia, Equador, Guiana, Trindade e Tobago, Peru



Reprodução: Papagaios campeiros são pássaros monogâmicos. Eles têm exibições de corte simples para atrair parceiros que incluem curvar-se, baixar as asas, sacudir as asas, abanar o rabo, levantar os pés e dilatar as pupilas dos olhos. Quando empoleirados, os pares permanecem próximos. Até um mês antes da postura do primeiro ovo, a fêmea de A. ochrocephala prepara o ninho no oco de uma árvore. O período de reprodução destes papagaios é de dezembro a maio. E neste período, eles colocam tamanhos de ninhada de 2 a 4 ovos. Demora cerca de 25 dias para os ovos eclodirem. Os ovos são brancos, sem marcações na casca e têm formato elíptico. Durante esse tempo, o macho permanece próximo à entrada do ninho e alimenta a fêmea. Após a eclosão, a fêmea permanece com os filhotes a maior parte do dia, ocasionalmente fazendo pausas para forragear. Alguns dias após a eclosão dos ovos, o macho começa a entrar na cavidade do ninho para alimentar os filhotes, embora a fêmea ainda faça a maior parte da alimentação.




Conservação: A principal ameaça desta espécie é a perda de habitat e comércio ilegal. LC (Least Concern)

bottom of page