top of page

Arara Verde Grande

Arara Verde Grande

Ara ambiguus (Bechstein, 1811)



Descrição: Esta arara é um enorme pássaro com pescoço, dorso e ventre verde-limão com uma longa cauda; improvável de ser confundido com qualquer outra ave. As suas penas das asas são metade verdes finalizando com penas azuis, e as da cauda são vermelhas com tons de azul; na testa também apresentam plumagem vermelha. Tem um bico e patas grandes e pretas.  Os seus olhos são escuros, e à volta destes têm pele nua em tons rosas e linhas  de pequenas penas pretas.


Hábitos: Esta espécie são muito tímidas e difíceis de observar. São encontradas nas florestas húmidas. Estas alimenta-se de sementes e frutos, principalmente das partes altas das árvores. Esta ave vive em pares ou pequenos bandos. Um pássaro pode demorar até 10 anos até ter a sua primeira descendência. Apresentam sons altos e estridentes semelhantes a outras araras.


MAPA: Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Equador


Reprodução: Estes pássaros formam pares para a vida e são quase fiéis a seus ninhos, aninhando de dezembro a junho. A maioria dos casais coloca o primeiro ovo no final de janeiro e em fevereiro os ninhos já estão com filhotes. A fêmea incuba os ovos, enquanto o macho traz comida para o ninho. No que se refere aos ovos em média consiste em 2 – 3 ovos brancos, eles são incubados pela fêmea entre 26 dias. Ambos os pais são responsáveis por alimentar os filhotes. Os bebês são cegos, e totalmente dependente de cuidados dos pais, pesando em torno de 23 gramas. Os filhotes são alimentados por ambos os pais. São pássaros que cuidam de seus filhotes até que possam se defender sozinhos.




Conservação: Esta arara é ameaçada especialmente à destruição extensiva do habitat e a captura para o comércio de aves de gaiola. CR (Critically Endangered)

bottom of page