top of page

Amazona de Coroa Vermelha

Amazona de Coroa Vermelha

Amazona rhodocorytha (Salvadori, 1890)



Descrição: A Amazona de Coroa Vermelha é maioritariamente verde. Na testa apresenta uma cor vermelha, em que vai passando para amarelo e azul pela bochecha abaixo até à parte debaixo do pescoço. Ocorrem manchas vermelhas e pretas ao longo das asas quando abertas, e a ponta da cauda é tingida de amarelo. O seu bico é branco a rosado na parte superior e preto na parte inferior e os seus pés são acinzentados. O anel ocular é cinza e o olho laranja. Nas aves imaturas, a coroa é esverdeada, as penas com bordas pretas e os olhos são castanhos. Não ocorre dimorfismo sexual.


Hábitos: A amazona de coroa vermelha é endêmica das florestas tropicais do leste do Brasil. Esta ave alimenta-se em pequenos grupos de frutas, sementes, bagas, botões de flores e folhas. Estes apresentam chamamentos variados, geralmente estridentes e contínuos.


MAPA: Brasil

Reprodução: A reprodução desta ave ocorre entre setembro e novembro. Um casal mantém o território e o ninho costuma ser feito em uma cavidade de uma árvore, sendo o mesmo local utilizado ano após ano. Depois do acasalamento, o casal de pássaros normalmente isola-se do restante do grupo para prover os cuidados da sua criação. Uma ninhada de quatro ovos geralmente é colocada, a incubação leva 24 dias e com os filhotes deixando o ninho 34 dias após a eclosão. Os seus filhotes são altriciais, ou seja, nascem nus, de olhos fechados e dependem completamente dos pais.



Conservação: Esta espécie está ameaçada tanto pela perda de habitat quanto pela captura para o comércio ilegal destas. VU (Vulnerable)

bottom of page