Tucano Toco
Tucano Toco
Ramhasto toco (Muller, 1776)
Descrição: Os Tucanos Toco são reconhecidos pelo grande bico amarelo-alaranjado com uma marca preta distinta na ponta do bico. Este bico é responsável por um terço do comprimento total da ave, medindo até 20 centímetros, é duro e cortante. As bordas do bico são serrilhadas. Esta espécie tem o que parece ser uma íris azul, mas na verdade é uma fina camada de pele que envolve o olho. O olho azul é circundado por um anel adicional de pele nua laranja. O dimorfismo sexual não é muito aparente nesta espécie, só se evidencia que os tucanos machos adultos são tipicamente maiores que as fêmeas adultas. Sua plumagem é negra, destacando-se o papo e o início das penas caudais brancos.
Hábitos: Os tucanos-toco são mais comumente encontrados em bosques, cerrados e plantações. Eles são frugívoros (alimentam-se de frutas), mas, como necessitam de um certo nível proteico na dieta, também caçam insetos, pequenos vertebrados (principalmente lagartos e rãs) e até mesmo ovos e filhotes de outras aves. Os tucanos-toco são pássaros muito sociais e vivem em bandos de aproximadamente seis membros. Esta espécie é muito móvel devido à constante mudança de frutas disponíveis nas regiões de sua distribuição geográfica. Os grandes bicos dos tucanos são a principal ferramenta de forrageamento que permite que os pássaros alcancem os buracos das árvores e peguem os frutos dos galhos ao redor. Os tucanos-toco são únicos porque não usam a língua para engolir os alimentos. Em vez disso, eles colocam um pedaço de fruta bem no final do bico e inclinam a cabeça para trás em um ângulo de aproximadamente 180 graus. Isso faz com que o alimento se projete diretamente na faringe.
MAPA: Florestas tropicais da América Central e América do Sul.
Reprodução: Os grandes bicos coloridos dos tucanos-toco costumam ser usados na escolha de parceiros. No entanto, sabe-se que esta espécie utiliza o bico para colher frutos que são utilizados no ritual de acasalamento da ave. Este ritual de corte consiste no macho ou na fêmea iniciando um lançamento de frutas com seu parceiro em potencial. Após a realização desse ritual, o macho acasala com a fêmea. Esta espécie tem um sistema de acasalamento monogâmico e a época de reprodução ocorre na primavera. As cavidades das árvores são o local típico de nidificação, onde uma única ninhada de 2 a 4 ovos é colocada pela fêmea. Os filhotes ficam com a pele nua, olhos fechados e indefesos até aproximadamente 6 a 8 semanas depois. Ambos os pais se revezam na incubação dos ovos.
Conservação: Este tucano é ameaçado especialmente devido à captura para o comércio de aves exótica ilegal. LC (Least Concern)