Periquito de Colar
Periquito de Colar
Psittacula krameri (Scopoli, 1769)
Descrição: Psittacula krameri é uma ave de tamanho médio. Essas aves têm corpo verde com bico avermelhado. Eles têm uma cauda pontiaguda bastante longa que é mais da metade do comprimento do corpo, tendo uma cor azulado e esverdeada. Esta cauda pode ter até 25 cm de comprimento. A ponta das asas desta ave é colorida com um verde mais escuro que os resto do corpo. As suas patas são de cores claras. Esta espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo que os machos apresentam uma cor arroxeada escura em volta do pescoço, dando o nome ao periquito de colar. Os pássaros jovens e as fêmeas, no entanto, não apresentam essa coloração no pescoço. A íris dos olhos é laranja, e nas fêmeas, ocorre um aro alaranjado à volta do olho, o que não se encontra nos machos.
Hábitos: Periquitos de colar são encontrados principalmente em ambientes urbanos como cidades. Estes são uma espécie de nidificação de cavidades secundárias, o que significa que eles usam buracos já cavados por outras espécies para construir seus ninhos. Esta espécie também é sedentária e social, vivendo em grupos. Psittacula krameri tem olhos bem desenvolvidos nos quais ele usa para perceber seu ambiente. Possui três cantos distintos que são usados para se comunicar com outras aves da mesma espécie. No entanto, um pássaro jovem tem apenas um canto e tem de aprender os outros cantos quando amadurece. A dieta primária do periquito de colar é sementes e grãos, mas este também come insetos, frutas e néctar. O periquito-de-colar muitas vezes consegue articular algumas palavras, tendo uma voz muito estridente que o diferencia das outras aves.
MAPA: Ásia, África e Europa
Reprodução: O periquito de anéis rosa é monogâmico, isso significa que há uma fêmea que acasala com um macho. Nesta espécie, a fêmea realmente atrai o macho e inicia o acasalamento. Ela faz isso esfregando a cabeça contra a cabeça do homem repetidamente. Psittacula krameri se reproduz nos meses de inverno de dezembro e janeiro. Os ninhos produzidos devem ser profundos o suficiente para conter até sete ovos, pois este põe em média cerca de quatro ovos por ninhada. Depois que os ovos são postos, eles incubam por cerca de três semanas até que os filhotes eclodam.O periquito de colar usa o mesmo lugar durante todo o ano, no entanto, o número de periquitos no poleiro durante a primavera diminui drasticamente porque as fêmeas permanecem nos ninhos. O pai e a mãe cuidam, protegem e alimentam os filhotes por até 2 anos.
Conservação: LC (Least Concern)