Periquito da China
Periquito da China
Psittacula derbiana (Fraser 1852)
Descrição: A plumagem do Periquito da China em geral é verde, sendo que a nuca, as costas e as asas são verdes escuras, e no meio das asas o verde é mais claro e amarelado. Este pássaro possui uma faixa preta que vai do canto interno de um olho ao outro, passando pela região das narinas e da testa. A parte mais baixa das bochechas também é preta. A cabeça, o peito, o abdômen, debaixo das asas e parte das coxas são azuis-violeta. As penas da cauda apresentam cores de azul e verde. A sua íris é amarelo-clara e os pés são cinzas. Nesta espécie ocorre dimorfismo sexual, sendo que a parte de cima do bico é vermelha com a ponta amarelada e a de baixo preta nos machos, e nas fêmeas o bico é completamente preto.
Hábitos: Os periquitos da china têm prioridade para florestas de coníferas. Esta espécie anda normalmente em bandos de até 50 pássaros fora da estação de reprodução, fazem migrações anuais e tem um excelente voo. Raramente visto em pares ou solteiros, e os bando são estritamente ruidosos. Sementes, frutas, flores, bagas, pequenas nozes, néctar, pólen e brotos de folhas são o seu principal alimento.
MAPA: China e India
Reprodução: Os meses de reprodução são de agosto a janeiro, e as fêmeas têm uma postura de 3 a 4 ovos e tempo de incubação de 23 a 28 dias. Alguns casais totalmente inexperientes podem matar o seu primeiro filhote logo após a eclosão, ou não saberem alimentá-lo. Só a fêmea choca, deixa o ninho apenas para se alimentar ou ser alimentada pelo macho em breves períodos. Quando os filhotes nascem, se assemelham às fêmeas, mas a íris é escura.
Conservação: A população do Periquito-da-china está sofrendo um declínio principalmente devido à pressão a que é submetida, não só devido à sua captura para o comércio ilegal, mas também pela indiscriminada derrubada de árvores no ninho. VU (Vulnerable)