Papagaio de Crista Azul
Papagaio de Crista Azul
Amazona aestiva (Linnaeus, 1758)
Descrição: O papagaio de crista azul é sexualmente monomórfico ao olho humano, pois o olho humano não é capaz de visualizar a luz na faixa ultravioleta (UV). O uso da espectrometria permite que os humanos vejam estes pássaros como sexualmente dimórficos devido à sua plumagem que reflete UV. Todo o seu corpo é composto principalmente por uma plumagem verde vibrante. As penas azuis brilhantes estão localizadas em sua coroa e as amarelas envolvem seu rosto e no início das suas asas. Seus bicos são em sua maioria pretos, e os juvenis são consideravelmente mais opacos e têm íris pretas. A distribuição de amarelo e azul varia para cada ave, mas as marcas vermelhas são encontradas principalmente em vários lugares nas asas.
Hábitos: Os papagaios-verdadeiros comem principalmente sementes, frutas, nozes, brotos de folhas e flores da Amazônia. Eles usam os pés para manipular alimentos e usam o bico e a língua para extrair sementes ou grãos. Os papagaios-de-crista-azul são pássaros monogâmicos e sociais que ficam perto de seu bando o ano todo. Eles se misturam ao ambiente quando são arborícolas e só podem ser reconhecidos quando emitem seus chamados agudos. A reflexão da luz ultravioleta (UV) da plumagem pode, na verdade, ajudar em sua comunicação sexual, seleção de parceiros e exibições de cortejo. Os papagaios de crista azul exibem formas de comunicação tátil, pois muitos pares usam o toque de bico para estabelecer ou reforçar o vínculo do par.
MAPA: Amazónia
Reprodução: Estas aves são monogâmicas e vivem em pares. O seu período de reprodução vai de agosto a setembro. Durante esse período colocam geralmente uma média de 2 a 3 ovos por ninhada. Os ovos são incubados por 30 dias, e a eclosão geralmente ocorre entre setembro e outubro. Os papagaios são entalhadores secundários, onde não criam suas próprias cavidades, mas ocupam locais de nidificação usados anteriormente. Como os filhotes são altriciais, eles exigem cuidados constantes dos pais e são alimentados por regurgitação.
Conservação: A captura intensiva para o comércio ilegal de aves exóticas e a perseguição direta pelo Homem em defesa das suas culturas, são as maiores ameaças para a espécie. NT (Near Threatened)