top of page
Ilha das Aves-87.jpg

Papagaio de Cabeça Amarela

Papagaio de Cabeça Amarela

Amazona oratrix (Ridgway, 1887)



Descrição: O Papagaio de Cabeça Amarela é maioritariamente verde. Como o seu nome indica, este tem a cabeça amarela. Os seus olhos são laranjas com um aro de pele nua branca e um bico claro. Esta ave tem no início das asas uma mancha vermelha. As cores vermelho e azul-escuro encontra-se escondida nas asas e cauda quando recolhidas. As suas patas são claras e as coxas amarelas. Quando excitado, todas as penas do pescoço e da coroa deste pássaro são levantadas, fazendo com que a cabeça pareça dobrar de tamanho. Eles têm uma construção robusta, asas arredondadas e uma cauda quadrada. Não ocorre dimorfismo sexual. O bico das aves imaturas é relativamente mais escuro e a sua plumagem é mais amarelada.


Hábitos: Esta espécie prefere viver em florestas de mangue ou florestas perto de rios. Principalmente, são observadas em pares ou em grupos grandes em abrigos comuns e áreas de alimentação favoritos. Eles são papagaios diurnos e sociais, vivendo em bandos de até várias centenas de indivíduos. Eles usam seu forte bico em forma de gancho para quebrar sementes e nozes, e também para agarrar e escalar. Seus pés também estão bem adaptados para agarrar, com dois dedos voltados para a frente e dois voltados para trás. Sua dieta inclui frutas, nozes, flores, bagas e brotos de folhas. É um excelente falador, muito inteligente, são considerados cantores muito bons e geralmente são conhecidos como pássaros barulhentos.


MAPA: México e América Central


Reprodução: O papagaio-de-cabeça-amarela é monogâmico e, durante a época de reprodução, vive em pares que se acasalam por toda a vida. Seus ninhos estão em cavidades ocas de árvores e entre fevereiro a junho será a sua época de reprodução. Normalmente, há dois a três ovos por ninhada, e a incubação é feita pela fêmea por um período de 26 a 28 dias. Como muitos papagaios, o macho alimenta a fêmea por regurgitação enquanto ela realiza a incubação ou alimenta os filhotes.



Conservação: A caça furtiva para o comércio internacional de animais de estimação levou a espécie à quase extinção na natureza. EN (Endangered)

bottom of page