top of page
Ilha das Aves-87.jpg

Marianinha de Cabeça de Canela

Marianinha de Cabeça de Canela

Pionites leucogaster (Kuhl, 1820)



Descrição: As Marianinhas de Cabeça de Canela são papagaios curtos e robustos e as suas caudas são quadradas. Eles têm bicos brancos e também têm pele nua rosada ao redor dos olhos. A íris é vermelhas. Estes pássaros são zigodáctilos, o que significa que eles têm dois dedos voltados para a frente e dois opostos voltados para trás. O topo da cabeça é laranja-claro e as bochechas e pescoço são mais amarelos. O seu ventre é branco e o dorso e asas são verdes. A ponta das suas asas é azul-escura. A cauda e as pernas são amarelas. Esta espécie não apresenta dimorfismo sexual. Os imaturos têm penas pretas na cabeça.


Hábitos: As Marianinhas de Cabeça de Canela vivem em florestas tropicais. Em cativeiro, estes pássaros são conhecidos como os palhaços da comunidade dos papagaios. Eles exibem comportamentos lúdicos, como pular ou frequentemente deitar de costas. Devido à sua alta capacidade cognitiva, eles podem aprender truques; no entanto, eles geralmente carecem da capacidade de aprendizado vocal e não são conhecidos por imitar as línguas humanas. Estas aves vivem e viajam em pares ou grupos familiares de 10 ou mais. Durante o voo, essas aves voam baixo. As Marianinhas de Cabeça de Canela se comunicam principalmente por meio de vocalizações. Elas usam a língua para sentir e provar o ambiente ao lamber repetidamente um objeto, procurando por vezes por um vinco ou sulco. A dieta destes consiste em uma variedade de frutas, vegetais, flores, pequenas quantidades de barro e, ocasionalmente, formigas. Os montes de argila fornecem um suplemento de sódio e protegem-nos de toxinas dietéticas nocivas. Estas aves afiam e limpam seus bicos mastigando galhos de madeira.


MAPA: Sul do Rio Amazonas


Reprodução: Estas aves são monogâmicos, sem comportamentos de namoro conhecidos. Durante a época de reprodução, estes pássaros copulam diariamente, geralmente mais de uma vez por dia. As Marianinhas de Cabeça de Canela têm um tamanho médio de ninhada de 3 pequenos ovos brancos, sendo que as fêmeas põem um ovo a cada 2 a 3 dias. Os ovos são incubados por 26 dias enquanto seus parceiros as alimentam. Os filhotes nascem cegos com sensibilidade à luz e apenas algumas penas felpudas. Após a eclosão dos filhotes, ambos os pais se revezam para cuidar de seus filhotes. Normalmente, as fêmeas regurgitam alimentos digeridos para alimentar os filhotes. Os pais ficam com os filhotes durante o estágio inicial, cerca de 11 a 12 dias após o nascimento.



Conservação: A principal ameaça às Marianinhas de Cabeça de Canela é o aumento do desmatamento e da urbanização da bacia amazônica. VU (Vulnerable)

bottom of page