top of page
Ilha das Aves-87.jpg

Grou Coroado Oriental

Grou Coroado Oriental

Balearica regulorum (Bennett, 1834)



Descrição: Ambos os sexos dos adultos reprodutores são semelhantes, exceto que o macho é um pouco maior. Os grous são conhecidos por suas grandes coroas amarelas. Cada pena da coroa é pontilhada de preto. Os grous também têm íris de cinza-pálido a azul e apresentam uma mancha branca na bochecha com um tom avermelhado. Penas pretas cercam as bochechas e na parte inferior do queixo existe um saco gular vermelho que incha. Estas aves têm um bico cinza curto e as penas do pescoço, assim como a maioria das penas do corpo, são cinza perolado. As suas asas são em sua maioria brancas, mas podem ter penas que variam de castanho a dourado. A cauda é preta e as coberturas superiores tornam-se de um amarelo palha. Esses grous têm pernas pretas e um longo dedo traseiro que lhes permite pousar nas árvores. Os seus juvenis são geralmente cinza com coroa e nuca castanhos. Os filhotes são amarelos-pálidos com cabeça branco-marfim.


Hábitos: Os grous têm longos dedos traseiros que os permitem empoleirar-se nas árvores, tornando-os uma das duas únicas espécies de grous capazes de fazê-lo. O Grou Coroado Oriental também exibe cuidados mútuos, o que pode manter os laços de pares fora da época de reprodução. Embora seu uso principal seja em rituais de acasalamento, as danças também costumam ser realizadas fora da época de reprodução. Esses grous têm uma dieta onívora muito geral. Eles são conhecidos por comer insetos, pequenos animais como lagartos e vermes e sementes.


MAPA: Sul de África


Reprodução: Estes grous são uma espécie monogâmica e parecem acasalar por toda a vida. Durante o namoro, eles realizam uma “dança nupcial” na qual os dois pássaros participam. A exibição inclui várias ações de balanço e arco, bem como saltos. Tanto o homem quanto a mulher podem iniciar a dança. A dança começa com uma série de chamados durante os quais o saco gular é inflado, depois disso, ambos balançam a cabeça, abrem as asas e começam uma série de saltos. A época de reprodução varia com as chuvas. O local usual para um ninho é em água parada ou bem próximo a ela. A vegetação fornece cobertura, mas permite ao grou visibilidade máxima apenas com a cabeça à mostra. Os tamanhos estimados dos ninhos são de 50 a 86 cm de diâmetro e 12,5 cm acima do nível da água. Machos e fêmeas participam da construção do ninho e ambos os pais participam da incubação do ovo. O tamanho da ninhada pode variar de 2 a 4 ovos. Os ovos recém-postos são de um azul-claro e têm um período de incubação de 28 a 30 dias. Cerca de 12 horas após a eclosão, eles são capazes de nadar e flutuar como pequenas bolas de cortiça.




Conservação: As principais ameaças enfrentadas pelos grous coroados orientais são a perda e a degradação das zonas húmidas e o aumento do uso de pesticidas. E (Endangered)

bottom of page