top of page
Ilha das Aves-87.jpg

Catatua Negra

PEPE e PEPETE

Catatua Negra de Cauda Vermelha

Calyptorhynchus banksii (Latham, 1790)



Descrição: Esta ave tem uma crista, quando levantada, apresenta uma forma de capacete. O seu bico é cinzento-escuro. Esta espécie apresenta dimorfismo sexual, sendo que os machos adultos têm um par característico de penas vermelhas brilhantes na cauda que dá nome à espécie. Já a fêmea tem plumagem mais opaca com manchas amarelas na cabeça, asas e pescoço. Sua parte inferior do corpo tem barras de amarelo-alaranjadas pálidas com penas amarelo-alaranjadas na cauda, barradas de preto. Ao nascer os filhotes apresentam plumagem amarela.


Hábitos: As cacatuas pretas de cauda vermelha são diurnas e estridentes e costumam viver em pequenos bandos nas árvores. Essas cacatuas são herbívoras (granívoras) e comem principalmente sementes. As sementes favoritas são as dos eucaliptos, acácias e casuarinas.


MAPA: Austrália

Reprodução: A cacatua-preta-de-cauda-vermelha é monogâmica, acasalando com o mesmo companheiro por toda a vida. Se acontecer de um parceiro desaparecer, o outro pode optar por não acasalar novamente. O acasalamento ocorre geralmente entre maio e setembro. A cacatua nidifica em espaços ocos de árvores, como por exemplo nos eucaliptos. A fêmea põe 1 ovo, ocasionalmente 2. A incubação é feita apenas pela fêmea, por cerca de 28 a 30 dias, sendo esta alimentada pelo macho durante este período. Após o nascimento, o filhote é alimentado por ambos os pais, estando dependente deles por cerca de 3 meses. Pode crescer com cerca de 100 dias de idade, quando atinge o tamanho adulto. A maturidade reprodutiva é alcançada em cerca de 4 anos.




Conservação: Esta cacatua é ameaçada especialmente pelo contrabando de aves. Outras ameaças são a modificação do habitat e também mudanças climáticas.  LC (Least Concern)

bottom of page