Arara Canindé
Arara Canindé
Ara ararauna (Linnaeus, 1758)
Descrição As araras canindé ou araras azuis e amarelas são de cores vibrantes, com azul nas costas e asas, e nas partes inferiores amarelas, penas verdes na testa e verde nas pontas das asas. Têm bicos, garganta e pernas pretos. Seus olhos são amarelos e sua área facial consiste em pele branca nua com várias linhas de pequenas penas pretas ao redor dos olhos. Não é visível dimorfismo sexual.
Hábitos: As araras canindé são encontradas principalmente em florestas tropicais. Elas nidificam no alto das árvores para evitar a predação. As araras são encontradas principalmente em pares, mas podem se reunir em grupos para formar bandos. Quando em pares, eles voam juntos com as asas quase se tocando. As araras canindé são extremamente cautelosas, a qualquer sinal de perigo elas voam no ar gritando alto. Estas comem principalmente sementes, nozes e frutas, usando seus bicos fortes para quebrar cascas de nozes e esmagar sementes. Em alguns casos, consomem argila encontrada nas margens dos rios, o que lhes permite digerir as toxinas das sementes verdes que podem ter ingerido.
MAPA: Sul da América do Sul
Reprodução: As araras canindé formam pares monogâmicos que acasalam por toda a vida. As araras a maturidade sexual aos 3 a 4 anos de idade e sua época de reprodução é durante a primeira metade do ano. Os ninhos são encontrados no alto de árvores altas, principalmente em cavidades já feitas por outros animais. As fêmeas colocam de 2 a 3 ovos e os incubam por 24 a 28 dias, após os quais os filhotes eclodem cegos e sem penas. Os machos e as fêmeas da arara-azul-amarela cuidam de seus filhotes, cuidando deles e protegendo-os. Durante a primeira semana após a eclosão, apenas a fêmea alimentará os filhotes por regurgitação, depois o macho também os alimentará. Ambos os pais mostram extrema agressividade contra intrusos para proteger seus filhotes.
Conservação: As suas principais ameaças são a caça e a destruição e fragmentação de seu habitat. LC (Least Concern)