Araçari Miudinho
Araçari Miudinho
Pteroglossus viridis (Linnaeus, 1766)
Descrição: Os Araçaris Miudinhos são caracterizados pelo seu dorso e asas verdes-escuros e o seu peito e ventre amarelos. No início das penas da cauda tem uma coloração avermelhada. O seu bico na parte superior é amarelo e vermelho e na parte inferior preto. Este também apresenta um bico em forma de serra. Esta ave tem a pele nua de cor turquesa ao redor do olho e uma mancha vermelha atrás dele. Nesta espécie existe dimorfismo sexual, sendo que o macho apresenta a cabeça e o pescoço negros e a fêmea são castanhos.
Hábitos: O Araçari vive em casal e alimenta-se principalmente de frutas e bagas, néctar, flores e insetos, mas também saqueia os ovos que encontra nos ninhos de outras espécies. Ele voa rápido e em linha reta, ao contrário de outros tucanos. O araçari miudinho é o único tucano a usar seu ninho como dormitório fora da época de reprodução. Quando dorme, apoia o bico nas costas e levanta a cauda, que forma um teto sobre as costas e o bico . Esta posição permite que as aves ocupem menos espaço, o que é uma vantagem quando dormem 5 ou 6 no ninho de um pica-pau ou em troncos apodrecidos.
MAPA: Venezuela, Guianas e Amazónia
Reprodução: O ninho é produzido em cavidades de árvores, onde a fêmea deposita de dois a quatro ovos brancos. O ninho é cavado no tronco de uma árvore pelo macho e pela fêmea, que põe de 2 a 4 ovos. Mas, muitas vezes, o casal usa um velho ninho de pica-pau abandonado, e a incubação dura cerca de 16 dias. O tempo de nidificação chega aos 44 dias. O período reprodutivo ocorre entre fevereiro e junho. É principalmente a fêmea que choca, o macho a substitui quando ela o deixa para se alimentar.
Conservação: Esta arara é ameaçada especialmente à perda do habitat, sobretudo devido à desflorestação. LC (Least Concern)