top of page
Ilha das Aves-87.jpg

Íbis Escarlate

Íbis Escarlate

Eudocimus ruber (Linnaeus, C 1758)



Descrição: Os Íbis Escarlate têm pés ligeiramente palmados e um bico fino e curvado para baixo. Eles voam com o bico para a frente e o pescoço reto. Estes são aves pernaltas de pernas e pescoço longos. O Eudocimus ruber é caracterizado por sua impressionante plumagem vermelha e suas brilhantes pontas das asas preto-azuladas. O seu bico e patas são rosados. Os seus olhos são geralmente azuis-escuros e o seu aro à volta do olho é vermelho. Embora os adultos tenham cores vivas, os jovens são opacos, com uma cor castanho-acinzentada e ventre branco. As fêmeas e os machos são idênticos em coloração, mas o tamanho do corpo do macho e o comprimento do bico são muito maiores.


Hábitos: O Íbis Escarlate prefere ambientes pantanosos e é uma espécie altamente comunal. Em voo, os pássaros voam e também planam em grandes alturas e velocidades. Se perturbado, às vezes todos os pássaros de uma área de nidificação levantam voo ao mesmo tempo. As disputas territoriais entre os machos são resolvidas por tamanho. Este pássaro produz um ruído de buzina para comunicar distúrbios no ninho e também utiliza o ruído no namoro. Os jovens têm um choro estridente, que usam para avisar aos pais que precisam de comida. Eudocimus ruber busca comida sondando a água com seu longo bico ou bicando em busca de presas nas superfícies do solo. Sua dieta principal consiste em crustáceos e invertebrados aquáticos. Lagostins e pequenos caranguejos compõem a maior parte da dieta, junto com insetos aquáticos. Rãs, moluscos, pequenas cobras e pequenos peixes também são presas deste.


MAPA: da Venezuela ao Leste do Brasil


Reprodução: Os machos usam exibições de arrumação, voos, fricção da cabeça e movimentos de balanço para atrair parceiras. Uma fêmea deve ser cautelosa ao se aproximar de um macho, porque ele pode realmente atacá-la se ela não permanecer em sua área de exibição. O toque é importante durante o namoro. Os machos e as fêmeas fazem exibições de saudação um para o outro e depois envolvem os pescoços. O macho produz o ruído de buzina durante o namoro, enquanto a fêmea produz mais um som de guincho. Eudocimus ruber possui um sistema de criação colonial e social. Os ninhos são geralmente construídos próximos uns dos outros com mais de um por árvore. Isso provavelmente é feito para reduzir os riscos de predação. Os íbis-escarlate são poligínicos, pois os machos geralmente acasalam com mais de uma fêmea. Eudocimus ruber começa a visitar seus locais de nidificação colonial em meados de setembro e a postura ocorre entre o início de novembro e dezembro. O primeiro ovo é posto 5 a 6 dias após a cópula e geralmente há 3 a 5 ovos em cada ninho. Os ovos não são brilhantes, mas são lisos. A incubação dura entre 19 a 23 dias. Os jovens E. ruber são altriciais, quando eclodem pela primeira vez, são indefesos e não conseguem nem levantar a cabeça. Ambos os pássaros adultos compartilham as responsabilidades de cuidar dos filhotes. Ambos incubam, fornecem comida e também protegem contra predadores. Para alimentar seus filhotes, os adultos agarram o bico do filhote, o que o faz levantar a cabeça para que o pai possa regurgitar na boca.


Conservação: A caça excessiva, a colheita de ovos e a venda de filhotes como animais de estimação em mercados ilegais são três das razões que afetam o tamanho da população de Eudocimus ruber. LC (Least Concern)

bottom of page