top of page

Papagaio Alexandrino

Papagaio Alexandrino

Psittacus eupatria (Linnaeus, 1766)



Descrição: Psittacula eupatria é uma espécie de papagaio de grande porte e com uma cauda longa. Esta espécie apresenta um enorme bico vermelho e na ponta amarelo. Todo o corpo é predominantemente verde, com manchas vermelhas nos ombros. O seu ventre é verde-amarelado. O lado superior da cauda passa de verde no topo para azul mais abaixo e amarelo na ponta. A parte inferior da cauda é também amarela. A espécie é sexualmente dimórfica. Os machos adultos apresentam um largo colarinho rosa circundando o pescoço traseiro e listras pretas na parte inferior das bochechas.  Mas as fêmeas e os subadultos não possuem estas marcações na cabeça. Este pássaro recebeu o nome de Alexandre, o Grande, que transportou inúmeras aves do Punjab para vários países e regiões da Europa e do Mediterrâneo, onde foram valorizadas pela realeza, nobreza e senhores da guerra.


Hábitos: O papagaio Alexandrino vive em florestas, bosques, terras agrícolas. Comem uma variedade de sementes, brotos, frutas e nozes silvestres e cultivadas. Esta ave geralmente vive em pequenos bandos, mas forma grupos maiores em áreas onde a comida é abundante. O papagaio Alexandrino tem uma variedade de cantos, mas a sua voz torna-se mais áspera quando alarmada e grita alto quando ataca predadores.


MAPA: Afeganistão, Bangladesh, Butão, Camboja, Índia, Laos, Mianmar (Birmânia), Nepal, Paquistão, Sri Lanka, Vietnã, Tailândia

Reprodução: Os papagaios Alexandrinos se reproduzem de novembro a abril. Eles geralmente nidificam em espaços ocos de árvores, por exemplo palmeiras, mas às vezes usam buracos de árvores escavados por eles mesmos ou rachaduras em edifícios. As fêmeas põem de 2 a 4 ovos brancos, ovais e rombudos, medindo 27 a 34 mm. O período médio de incubação é de 24 dias. Os filhotes crescem com cerca de 7 semanas de idade e dependem dos pais até os 3 a 4 meses de idade.




Conservação: Esta espécie está em perigo devido à perda de habitat , perseguição e captura excessiva para atender às demandas do comércio ilegal de animais selvagens. NT (Near Threatened)

bottom of page